A aromaterapia é a prática terapêutica que utiliza Óleos Essenciais para tratar questões físicas, emocionais e energéticas, objetivando o bem-estar, o equilíbrio e a harmonia.
Os óleos essenciais eram chamados pelos antigos herboristas de “sangue dos seres do reino vegetal”. E o sangue, nós sabemos, é expressão da força vital. Constituídos de substâncias aromáticas, têm a função, entre outras, de proteger a planta contra seus inimigos naturais ou elementos prejudiciais existentes em seu habitat (bactérias, fungos, pragas).
Do ponto de vista químico, os Óleos Essenciais apresentam uma estrutura altamente complexa. Incorporando a energia da luz solar, a planta combina os elementos químicos presentes no ar, no solo, na água e constroem uma importante quantidade de diferentes compostos químicos. Um óleo essencial pode conter até 300 componentes que lhes conferem qualidades: antisséptica, bactericida, antifúngica, hormonal, anti-inflamatória etc.
São obtidos geralmente por meio da destilação de flores, folhas, galhos, casca, caule, rizoma, semente ou fruto de plantas ou árvores aromáticas.
E hoje, temos também os perfumes terapêuticos. O segredo desses perfumes está no uso de essências com eficácia terapêutica comprovada segundo os conhecimentos da aromaterapia.
Na Ansata, associamos a aromaterapia à massoterapia.
Benefícios:
Indicações: aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, dor, depressão, resfriado, promover o bem-estar e fortalecer as defesas do corpo.
Aplicações: massagem relaxante, reflexologia podal, massagem desportiva, pedras quentes, sushô e bamboo massage e Reiki.