ansata (1).png

A palavra cromoterapia vem das palavras “kromus”, cor, e “terapheia”, que significa tratamento. Os egípcios em 3.000 a.C. já utilizavam cromoterapia.

 

Cromoterapia é a utilização das cores nos processos terapêuticos e de harmonização.

 

As cores estão presentes em nosso dia-a-dia, isso é um fato. E, em determinadas épocas de nossa vida temos mais afinidade com uma ou com outra cor.

 

E por que isso acontece? Porque cada cor tem uma frequência, a qual estimula reações em nossos sistemas orgânico, energético e emocional.

 

Por meio da Cromoterapia, ou seja, da utilização das cores para tratamento de distúrbios orgânicos, energéticos e emocionais, podemos estimular as defesas naturais do organismo e favorecer o equilíbrio interno.

 

A técnica foi reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde - como terapia complementar. Seus benefícios atuam sobre o corpo físico e os corpos sutis. 

 

 

Como a cromoterapia pode ajudar?

 

Vermelho: ativa a circulação sanguínea e estimula o sistema nervoso. Ela está ligada ao chakra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda toda a coluna vertebral.

 

Azul: atua para a baixa da pressão arterial e, além disso, possui função analgésica. Ela corresponde ao chakra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da nossa expressão verbal.

 

Amarelo: o uso do amarelo atua nos olhos, nos ouvidos, nos ossos e nos tecidos internos. Essa cor está ligada ao chakra Plexo Solar, que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.

 

Laranja: cor antidepressiva. Além disso, ela rejuvenesce e melhora o funcionamento do nosso metabolismo. Ligada ao chakra umbilical, ela comanda as ações relacionadas ao sexo.

 

Verde: atua no chakra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório. Pode ajudar, também, no combate à insônia.

 

Índigo: controla o sistema nervoso, pois corresponde ao chakra frontal. A cor índigo purifica o sangue e tem um efeito anestésico.

 

Violeta: corresponde ao chackra coronário, localizado no alto da cabeça. A cor violeta atua acalmando os nervos e os músculos, bem como eliminando infecções e inflamações.

 

Benefícios:

 

  • diminui o cansaço físico;
  • proporciona sensação de bem-estar;
  • melhora a circulação sanguínea;
  • diminui a enxaqueca;
  • estimula o sistema nervoso central;
  • melhora a qualidade do sono.

 

Indicações: Depressão; Ansiedade; Estresse; Fadiga; Dores em geral; Dor de cabeça; Enxaqueca; Questões Respiratórias

 

Tempo médio de duração: em média 50 minutos